Mulheres policiais das forças de Segurança Pública de Mato Grosso estão em Brasília representando o estado, no Encontro Nacional de Segurança Pública e Enfrentamento à Violência Contra Mulher, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, entre os dias 20 a 22 de março, em Brasília.
O evento que encerrou, nesta quarta-feira (22), teve como foco o debate entre integrantes da Segurança Pública de todo o país sobre temas como “Especialização no atendimento às mulheres em situação de violência na segurança pública”.
O compartilhamento de práticas inovadoras de enfrentamento à violência contra mulheres, especialização do atendimento em situação de violência e os desafios para a integração no atendimento à mulher vítima, estão entre outros temas abordados no encontro. A investigadora da Polícia Civil de Mato Grosso e integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Associação Brasileira de mulheres de carreira jurídica de MT, Andréa Guirra, foi uma das palestrantes do evento, ocasião em que falou sobre as boas práticas e a atuação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra a Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
“Participar de evento como esse, onde se discute segurança pública e enfrentamento à violência contra as mulheres nos traz esperança de que podemos mudar a realidade dessas vítimas e ainda prevenir que outras mulheres sejam novas vítimas”, disse a investigadora.
Entre outras representantes da Segurança Pública de Mato Grosso estava, a delegada da Polícia Civil, Jannira Laranjeira, coordenadora do Plantão de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, a Coronel Francyanne Lacerda representando a Polícia Militar, a Coronel Vivian Rizziolli Corrêa representando o Corpo de Bombeiros Militar, a Perita Alessandra Carvalho representando a Politec e a Ten Cel Monalisa Furlan representando a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Ação integrada entre a Polícia Civil de Mato Grosso e a Polícia Boliviana, recaptura criminoso fugitivo da Penitenciária Central do Estado (PCE).
O procurado, de 32 anos, foi localizado neste sábado (23.11), na Bolívia, após trabalho integrado entre as forças de segurança pública de Mato Grosso e Bolívia.
O paradeiro do foragido foi descoberto nas investigações da Gerência Estadual de Polinter e Capturas, em parceira com a Delegacia Regional de Cáceres, por meio da 1ª Delegacia de Polícia e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cáceres.
Considerado indivíduo de alta periculosidade e líder do tráfico de drogas na cidade de Juína, o foragido estava com vários mandados de prisão em aberto por crimes de roubo e tráfico.
Depois de preso na Bolívia, o criminoso foi levado até a fronteira no município de Cáceres, onde foi conduzido pela Polícia Civil até a 1ª Delegacia de Polícia para as devidas providências cabíveis.
A Polícia Civil de Mato Grosso vem atuando de forma integrada com a Polícia Boliviana, visando prender criminosos que se encontram no país vizinho.