Aperfeiçoar a beleza das pessoas, alinhando características individuais e personalidade, com uma estética harmoniosa, trata-se de uma abordagem que se chama visagismo na odontologia. Ela torna-se fundamental nesta área para criar sorrisos que não apenas embelezam, mas que também complementam os traços faciais naturais dos pacientes de maneira única e personalizada.
“Com o aumento da preocupação com a aparência, tratamentos estéticos têm se tornado cada vez mais procurados, especialmente, na área odontológica. Se antes o objetivo era ter dentes saudáveis e completos, hoje a busca é por sorrisos bonitos e harmônicos. Nesse contexto, o visagismo odontológico ganha destaque, ajudando os pacientes a conquistarem sorrisos naturais e esteticamente agradáveis”, explica o dentista reabilitador oral, Jonas Brunetti, da Brunetti Odontologia, no Lago Sul, em Brasília.
Segundo ele, o visagismo é baseado na premissa de que cada pessoa é única e possui uma beleza própria, por isso, a ideia é realçar essa individualidade. “A odontologia moderna evoluiu de uma prática puramente funcional para uma combinação de ciência e arte. Hoje, os profissionais são capazes de transformar sorrisos em verdadeiras obras de arte, utilizando o conceito de visagismo para garantir tratamentos estéticos mais precisos e personalizados. O visagismo odontológico, especialmente na estética, permite criar sorrisos que harmonizam com os traços faciais e refletem a personalidade do paciente”, complementa.
Para alcançar resultados satisfatórios, o processo começa com uma consulta detalhada, onde os objetivos do paciente são discutidos. Seguido por um planejamento digital, simulando todas as etapas do tratamento. Esse planejamento permite que as decisões sejam tomadas em conjunto com o paciente, garantindo que o resultado atenda às suas expectativas e necessidades.
Um exemplo comum é o uso de laminados cerâmicos nos dentes. Segundo o dentista, sem considerar os traços faciais e a personalidade do paciente, o resultado pode parecer artificial. No entanto, com o visagismo, o sorriso é redesenhado de forma personalizada, garantindo harmonia com o rosto do paciente e um resultado natural.
“Imagine uma paciente que deseja ter um sorriso similar ao de uma celebridade. Sem o visagismo, a aplicação de facetas poderia resultar em um sorriso desajustado aos seus traços faciais. Contudo, ao redesenhar o sorriso com base no visagismo, é possível criar um resultado que realce a beleza natural da paciente e se integre perfeitamente ao seu rosto”, detalha.
Os benefícios do visagismo vão além da estética. Um sorriso harmonioso pode aumentar a autoestima, melhorar a confiança social e profissional, e promover um bem-estar geral. Além disso, permite ao profissional prever com maior precisão o resultado do tratamento, pois envolve o paciente no planejamento de seu próprio sorriso. Isso resulta em maior satisfação e em um sorriso que verdadeiramente representa a identidade do paciente.
“Diante de uma análise cuidadosa e técnicas avançadas, nós, da Brunetti Odontologia, podemos oferecer resultados únicos e adequados às necessidades específicas de cada paciente, proporcionando uma experiência de tratamento satisfatória e transformadora”, complementa.
Faltando apenas 12 dias para as eleições para a seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a disputa ganha contornos de extrema emoção com o pleito mais disputado da história. É o que aponta pesquisa do instituto Índice Pesquisas, contratada pelo portal de notícias FOLHAMAX, revela que o candidato de oposição lidera a disputa.
Na segunda posição, estão tecnicamente empatadas a atual presidente Gisela Cardoso e a advogada Xênia Guerra, que representa uma divisão do atual grupo que comanda a entidade. A amostra foi realizada proporcionalmente com juristas do Estado.
Na modalidade espontânea, onde os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, o advogado Pedro Paulo foi o mais lembrado, com 24%, mas com uma diferença de apenas meio ponto percentual, já que a atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, foi apontada por 23,5% dos entrevistados. Xênia Guerra aparece como intenção de voto de 18% dos juristas, enquanto Pedro Henrique teve o nome apontado por 1,5%. Segundo a pesquisa, 32,5% estão indecisos ou não votarão em nenhum e 0,5% citaram outros nomes.
Já na modalidade estimulada, onde os nomes dos postulantes à presidência da OAB-MT são divulgados ao eleitorado, Pedro Paulo abre uma distância maior, com 32,5%, contra 28% de Gisela Cardoso. Xênia Guerra aparece na terceira colocação, com 24%, enquanto Pedro Henrique registrou 3% dos entrevistados e outros 12,5% não souberam responder.
O Índice também projetou os votos válidos. Pelo cálculo, Pedro Paulo tem 37%; Gisela 32%; Xênia 27,5% e Pedro Henrique 3,5%.
O instituto ouviu 836 advogados, entre os dias 30 de setembro e 5 de novembro, por telefone. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Não foi realizada amostragem sobre a rejeição aos candidatos. A eleição da OAB-MT será online, no dia 18 de novembro, das 9h às 17h, no horário de Cuiabá.