Connect with us

Sorriso

Cinco obras de artista sorrisense concorrem a prêmio da Associação de Ilustradores (AOI) do Reino Unido

Publicado

em

Artista local está entre os 500 proponentes selecionados de uma lista de 5 mil inscritos em celebração global da ilustração. Finalistas serão anunciados em setembro de 2024.

Na última quinta-feira (23.05), o artista e animador 2D Lucas Henrique Ferreira, da cidade de Sorriso, recebeu a notícia de que suas obras foram selecionadas e estão na longlist para concorrer a prêmio mundial no renomado World Illustration Awards (WIA) 2024, competição organizada e promovida pela AOI em parceria com o Directory of Illustration.

Fundada em 1973, a AOI tem como objetivo promover trabalhos de ilustradores e apoiar a criatividade conectando esses profissionais à indústria. Desde 1976 ela tem organizado concursos de ilustração. A mais recente encarnação, o WIA, vem crescendo desde 2015 apresentando obras de artistas internacionais com diferentes pontos de vista e experiências.

De acordo com Lucas Henrique Ferreira, foi uma surpresa ser selecionado nessa disputa. “Me inscrevi sem muitas expectativas. Quando participamos de eventos deste nível, sem conhecer nossos concorrentes, não podemos mensurar a qualidade das obras apresentadas. Em virtude disso, o resultado acaba sendo sempre uma grande surpresa, como foi para mim”, explica o artista.

Ele contou que tudo começou por acaso, quando seu projeto foi aprovado no Edital de Seleção Pública N° 002/2023, Festival da Cultura 2023, da Prefeitura de Sorriso. “A partir da aprovação do projeto, tive a oportunidade de fazer uma série de ilustrações chamadas “Raízes em Cores”, para serem expostas no museu da cidade. Eu aproveitei essas ilustrações para me inscrever no prêmio”, diz.

Para o Secretário da pasta de Cultura, Turismo e Juventude, Salles Fernandes, “fazer parte do WIA oferece uma série de benefícios e oportunidades significativas aos participantes, desde a fase de chamada de inscrições até os anúncios dos vencedores. Isso inclui ferramentas de autopromoção, eventos de networking e recursos nas plataformas WIA”, explica.

Como funciona a competição WIA 2024?

Podem participar ilustradores(as), incluindo duplas e coletivos, residentes em qualquer país, maiores de 18 anos. Os ilustradores podem inserir quantos projetos quiserem e devem se inscrever em uma das 10 categorias que se encaixam melhor no contexto em que a ilustração será usada: publicidade; capas de livros, publicação comercial; publicação alternativa; publicação infantil; design, produto e embalagem; editoria; exploração; ciência e tecnologia e site específico.

Os prêmios gerais incluem:

Troféu WIA; prêmio em dinheiro de 2 mil libras; pacote de marketing de duas páginas no Diretório de Ilustração, no valor de 4.330 dólares, incluindo um portfólio profissional de 100 imagens. Os dez vencedores da categoria de novos talentos receberão um prêmio em dinheiro de 1 mil libras e uma cópia do Diretório de Ilustração.

O que os juízes estão procurando?

Cada entrada é revisada por um painel de especialistas independentes da indústria, que usará os seguintes critérios para procurar uma ótima ilustração que é: tecnicamente excelente; comunica a sua ideia ou mensagem de forma brilhante e explora a ilustração como uma forma de arte.

Quais são as datas-chave?

• 1 de dezembro de 2023 – abertura de inscrições

• 3 de janeiro de 2024 – a oferta de early bird termina (meia-noite, horário do Reino Unido)

• prorrogado até 22 de fevereiro de 2024 – prazo para inscrição

• Março – Maio 2024 – julgando

• Maio 2024 – Anúncio da longlista

• Julho de 2024 – Lista de candidatos anunciada

• Setembro de 2024 – Vencedores anunciados

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo

Sorriso

Projeto de intervenção urbana “A Arte Questiona a Vida” transforma ruas de Sorriso

Publicado

em

Por

Produção é parte de um esforço contínuo de promover a arte local e suas reflexões sobre a vida cotidiana

A frase “O preço de qualquer coisa é a quantidade de vida que você troca por isso”, de Henry Thoreau, é uma das reflexões que a arteterapeuta Gabriela Neves escolheu para seu projeto de intervenção urbana, intitulado “A Arte Questiona a Vida”, realizado nas últimas semanas pelas ruas de Sorriso, MT.

Contemplado pelo Edital Nº003/2023 “Produções Audiovisuais”, da Lei Paulo Gustavo, o projeto visou evidenciar o impacto que a intervenção artística pode ter no cotidiano urbano. Para isso, Gabriela e sua equipe espalharam 230 pôsteres artísticos (lambe-lambes), instalaram 6 painéis e organizaram 4 intervenções interativas, com o intuito de provocar a população a refletir sobre a vida, a arte e o estado atual da sociedade.

A proposta foi de trazer a arte para o dia a dia da cidade, criando momentos de pausa e introspecção em meio à rotina agitada. De acordo com Gabriela, a experiência foi gratificante e desafiadora. “Atividades artísticas de intervenção social não tradicional, como essa, têm um papel transformador. A arte urbana é uma poderosa ferramenta de intervenção coletiva, capaz de modificar tanto o cenário urbano quanto a realidade individual de cada um”, afirma a artista.

Esse projeto não só trouxe um novo olhar sobre os espaços públicos de Sorriso, como também envolveu a comunidade, que foi surpreendida por mensagens e imagens que incentivam a reflexão e o diálogo sobre a vida e a sociedade.

O vídeo do projeto “A Arte Questiona a Vida” está programado para ser exibido até o final deste ano. Ele fará parte de um conjunto de produtos audiovisuais que estão sendo produzidos no Município ao longo de 2024. A data exata da exibição ainda será definida, e assim que for confirmada, a população será informada.

Sobre a artista

Gabriela Neves é artista plástica e psicóloga. Há doze anos trabalha com o entrelaçar desses saberes nas políticas públicas de saúde, assistência social e cultura. Nos últimos três anos tem desenvolvido, no município de Sorriso MT, diversos projetos culturais que trazem, como plano de fundo, ações de impacto na saúde mental. Como produtora cultural, já desenvolveu trabalhos de pintura, literatura, artesanato, audiovisual e intervenção urbana.

Instalações interativas

Banco de Memórias: Um banco na Avenida Blumenau foi transformado em uma instalação interativa com balões e uma placa que perguntava “Qual sua memória mais bonita?”. Os participantes eram convidados a escrever e compartilhar memórias, incentivando reflexão sobre momentos especiais.

Dispositivo Antiestresse: Em um coqueiro e em um ponto de ônibus, foram instalados 20 metros de plástico bolha com uma placa “Antiestresse”. A intervenção incentivava as pessoas a interagirem, desestressando ao estourar as bolhas.

Caixa de Flores: Uma caixa com flores foi pendurada em uma árvore com a frase “Se estiver triste, pegue uma flor”. A intervenção proporcionou conforto emocional a quem passava, levando a momentos de emoção e conexão com estranhos.

Dado do Amor: Um dado gigante foi colocado em um gramado, com perguntas e mensagens sobre o amor em cada face. A proposta era provocar reflexão e diversão sobre esse sentimento universal.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora