Connect with us

MATO GROSSO

Governo de MT e Fecomércio abrem a FIT Pantanal 2024 nesta quarta-feira (29)

Publicado

em

O governador Mauro Mendes e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior, farão a abertura oficial da 31ª edição da Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2023) nesta quarta-feira (29.05), às 17h30, no Centro de Eventos do Pantanal. Neste ano, o Governo do Estado destinou R$ 3,9 milhões para a realização da maior feira de turismo de Mato Grosso.

A FIT Pantanal será realizada de 30 de maio a 02 de junho. A entrada e as inscrições para as palestras técnicas na programação são gratuitas. Também estão previstas apresentações culturais, a partir das 18h30 e Festival Gastronômico da Abrasel-MT (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

A programação da FIT Pantanal teve início com o Encontro de Secretários e Dirigentes de Agricultura de Mato Grosso e servidores da Empaer nesta quinta-feira (30), a partir das 7h30. Já no período da tarde será realizado o Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural, onde serão apresentados casos como café, pequi, queijarias, caminhadas na natureza, dentre outros.

Já na Aldeia do Conhecimento, no período da tarde do dia 30 de maio serão debatidos “Cases de sucesso no turismo de Mato Grosso”, “Redes sociais como estratégia de mercado para artesãos” e a “Importância do guia de turismo na experiência do turista”.

Na sexta-feira (31), no período da manhã, serão realizadas as rodadas de negócios, em um evento fechado aos operadores de turismo, e no período da tarde serão debatidos os painéis sobre o “Etnoturismo em Mato Grosso”, “ESG para hotelaria”, “Juventude na reserva da biosfera do Pantanal”, “Formas de retenção e desenvolvimento de equipe para hotelaria”, dentre outros temas, além do Encontro de Gestores Públicos de Turismo.

No segundo dia do Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural, a partir das 13h30 de sexta-feira (31), serão debatidos temas como “Fruticultura Tropical de Mato Grosso”, “Cadeia de Valor do Mel” e “Saberes e Fazeres – Agregando valor ao turismo através dos produtos da agricultura familiar”.

Ainda na sexta-feira, o Sindicato das Empresas de Eventos e Afins de Mato Grosso (Sindieventos-MT) e o Comitê Nacional de Cerimonial e Protocolo (CNCP) promovem 10 palestras, a partir das 14 horas, no piso Sol.

A programação técnica encerra no sábado (1º.06) com o painel “Elas e o Agro”, ministrado por Vanice Marques, ex-secretária de Turismo de Mato Grosso.

Cultura e gastronomia

Desde a abertura da FIT Pantanal, na quinta-feira, a partir das 18h30, haverá apresentações culturais do Grupo de Congo, Grupo Chorado e Grupo Chiquitanos, todos de Vila Bela da Santíssima Trindade, e da Associação Cultural Flor Ribeirinha.

Na sexta-feira é a vez dos grupos Os de Fora (Tangará da Serra), Bacuri (Nossa Senhora do Livramento), Grupo Indígenas (Querência) e Associação Grupo Flor de Atalaia, de Cuiabá.

O Grupo Indígenas de Campo Novo do Parecis abre a programação no sábado, seguido por Dança Gaúcha (Canarana), Associação Cultural Alemã Grüner Wald (Lucas do Rio Verde) e a Associação Grupo Flor do Campo.

No último dia do evento, cinco grupos encerram a FIT Pantanal 2024. São eles o Grupo de Dança Indígena Menanehaliti (Tangará da Serra), Dança do Lenços (Barão de Melgaço), Mascarados (Poconé), Dança Indígena Balatiponé (Barra do Bugres) e a Associação de Siriri Flor Serrana.

Por sua vez, o Festival Gastronômico da Abrasel será realizado nos dias 30 e 31 de maio, das 14h às 22h, e nos dias 1º e 2 de junho, entre 17h e 22h. Serão 10 estabelecimentos participantes de Cuiabá: Goiabeiras Gourmet, Maria Cuiabana, Rei do Mate, Rancho Cuiabano, Estação do Espeto, Poltrona Nerd, Choppão, Miro Açaí, Camboza do Suco e Senhora Cantina.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Penas impostas a réus de 5 vítimas retratadas em mostra somam 107 anos

Publicado

em

Por

A edição 2024 dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” chegou à Sede das Promotorias de Justiça da Capital promovendo a conscientização sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres por meio da 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas de Feminicídio em Cuiabá. Com apoio do Ministério Público, a exposição itinerante da Prefeitura Municipal de Cuiabá é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e ficará em cartaz no local até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Dos 11 réus autores dos feminicídios cometidos contra as vítimas retratadas na exposição fotográfica, cinco já foram submetidos a julgamento. Somadas, as penas aplicadas totalizam 107 anos de prisão. Entre os seis réus que ainda não foram julgados, somente Gilson Castelan de Souza, autor do feminicídio cometido contra Silbene Duroure da Guia, está foragido.

A mãe de uma das vítimas, Antônia Maria da Guia, que é avó de quatro netos e bisavó de uma menina de 9 anos, participou da solenidade de abertura da exposição fotográfica realizada nesta quinta-feira, 21 de novembro. Emocionada, a auxiliar judiciária clamou por justiça e lembrou do relacionamento conturbado da filha. “Foram cinco anos de relacionamento entre idas e vindas. Ela esperava que ele mudasse, mas isso não aconteceu. Então eu peço para as mulheres que, em qualquer sinal de violência, denunciem, busquem ajuda, não fiquem caladas. Precisamos parar com essa tragédia. Nenhuma mulher merece morrer”, disse.

De acordo com a procuradora de Justiça Elisamara Sigles Vodonós Portela, o estado de Mato Grosso registrou, em 2024, a morte de 40 mulheres, e cerca de 70 crianças entraram na estatística de órfãos do feminicídio. “Esta exposição é para apresentar quem são essas vítimas, quem são essas mulheres, mães, avós, filhas e o resultado do que aconteceu com esses assassinos. O Ministério Público tem se empenhado para a completa aplicação da Lei Maria da Penha. Hoje, com a alteração significativa no Código Penal, a punição mais severa na legislação brasileira é para o crime de feminicídio, e nós esperamos que isso possa causar impacto na redução desses números”.

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, reforçou a importância da visibilidade ao tema, destacando que a prevenção começa com debate, informação e ações que promovam segurança, justiça e igualdade. “Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia. Quanto mais falamos, mais aprendemos, menos tememos e mais avançamos no fortalecimento da rede de enfrentamento à violência”, disse.

Para a secretária-adjunta da Mulher de Cuiabá, Elis Prates, ações de conscientização são essenciais: “É um momento de fortalecimento na luta pelo fim da violência contra a mulher, porque só assim conseguimos mudar essa realidade por uma sociedade mais justa, mais igualitária, para que todas possam fazer uso dos seus direitos como cidadãs brasileiras”, pontuou.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora