Connect with us

Cuiabá

Primeira-dama reforça ações diretas e indiretas para saúde da mulher

Publicado

em

A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, tem reforçado em seus discursos o importante eixo de atuação da Secretaria Municipal da Mulher, voltado especificamente à saúde da mulher.

Nesse Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, comemorado em 28 de maio, algumas ações se destacam e asseguram o cuidado integral de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O Espaço de Acolhimento da Mulher, por exemplo, já atendeu mais de 1,7 mil mulheres e ofereceu mais de 25 mil atendimentos em serviços médicos especializados, psicologia e psiquiatria.

“Nós buscamos promover a saúde dessas mulheres no sentido de gerar autonomia, autoconfiança, amor-próprio, informação e orientação para que a mulher vítima de violência, que chega completamente devastada, em busca de um equilíbrio mental, seja integralmente cuidada”, disse Anita de Carvalho, psicóloga.

Ainda sobre a saúde mental, muitas mulheres melhoraram sua condição psicológica e emocional, de forma indireta, através dos cursos oferecidos pelo programa Qualifica Cuiabá.

A constatação foi feita pela própria primeira-dama em suas visitas às aulas e entregas de certificados ao longo dos anos.

Na avaliação dela, estar no curso, envolvida com outras pessoas, explora outros aspectos da rotina e dos relacionamentos sociais que influenciam indiretamente no bem-estar feminino e na autoestima.

“Muitas dessas mulheres nos relataram que, ao realizar os cursos e estarem no dia a dia com novas pessoas, conquistando novos espaços sociais, as ajudaram a superar problemas depressivos, emocionais e até ansiedade”, revelou Márcia.

Mulheres em Ação

Outro pilar essencial para a saúde e bem-estar feminino é o programa Mulheres em Ação, que já soma 10 edições com mais de 50 serviços oferecidos diretamente nos bairros de Cuiabá.

Somente em saúde (primária e secundária), foram oferecidos atendimentos e serviços como: atendimento com três clínicos gerais, exame preventivo do colo uterino (CCO), orientação/planejamento familiar, aferição de pressão arterial, pesagem (IMC), teste de glicemia (em jejum), teste de COVID-19, teste rápido para sífilis, hepatite B e hepatite C, vacinação de rotina (adulto – difteria e tétano, hepatite B, tríplice viral, febre-amarela, influenza, COVID-19), e vacinação (adolescentes de 9 a 12 anos – HPV – papilomavírus humano).

Pobreza Menstrual

A bandeira da pobreza menstrual levantada pela primeira-dama Márcia Pinheiro abriu precedentes para o decreto nacional assinado pelo presidente Lula que garantiu absorventes gratuitos pelo Sistema Único de Saúde.

Em Cuiabá, a Secretaria da Mulher, em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, promove a campanha Cuiabá Por Elas, que já arrecadou mais de 10 mil unidades de absorventes distribuídas para mulheres em vulnerabilidade social.

Além disso, é constatado que a pobreza menstrual está além da condição financeira para higienização, mas também ligada a problemas de falta de acesso à água e saneamento básico.

“Nossa capital é a cidade que mais investiu em saneamento básico em todo o país, e isso tem um impacto considerável de forma direta na pobreza menstrual. Além disso, quebramos o tabu de levar o debate da pobreza menstrual às instituições públicas e conscientizar a população sobre o tema”, contou Márcia.

A administração do prefeito Emanuel investiu o valor de R$ 472,42 por habitante nos últimos cinco anos (2018–2022) em saneamento básico.

Outubro Rosa

Mais de 22 mil atendimentos foram registrados na ação promovida pela Secretaria da Mulher, que levou uma grande estrutura à Praça Alencastro para a promoção de exames preventivos ao câncer de mama e colo de útero.

A campanha do Outubro Rosa contemplou mais de 1.800 mulheres com exames de mamografia, 399 com ultrassons transvaginais, 856 exames CCO, 50 densitometrias ósseas e mais de 200 em outras solicitações de diversos procedimentos.

“A nossa gestão tem trabalhado e se tornado referência em políticas para mulheres, sendo um case de sucesso em todo o país. Nesse sentido, a saúde da mulher é uma das prioridades da pasta, que tem trabalhado em transversalidade com as demais secretarias para assim atingir o maior número de mulheres possível”, destacou a primeira-dama.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora