Connect with us

MATO GROSSO

Mais de 3,1 mil vagas de emprego em MT são disponibilizadas pelo Sine nesta semana

Publicado

em

O Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), disponibiliza nesta semana 3.178 novas oportunidades de trabalho. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima, dentre os 35 postos do Sine-MT instalados em 31 municípios do Estado, com os documentos pessoais e o comprovante de residência.

Em Cuiabá e Várzea Grande estão disponíveis 517 oportunidades, em áreas de atuação diversas, como operador de caixa (63), repositor em supermercados (48), auxiliar de linha de produção (47), conferente de carga e descarga (41), ajudante de carga e descarga de mercadoria (33), auxiliar de limpeza (25), jardineiro (24), coletor de lixo (18), pedreiro (18), peão de pecuária (1), nutricionista (1), encarregado de tesouraria (1), fonoaudiólogo geral (1), entre outras vagas destinadas ao público geral.

Há também, a oferta de 50 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD), sendo dez vagas para frentista e operador de caixa, nove para auxiliar de linha de produção, cinco para atendente de lavanderia, empacotador, a mão e repositor de mercadorias, três para auxiliar de limpeza e uma vaga para repositor em supermercados, atendente de mesa, e servente de pedreiro.

Em Campo Novo do Parecis (401 km de Cuiabá), são ofertadas 106 vagas em funções de operador de caixa (23), pedreiro (10), ajudante de carga e descarga de mercadoria (6), jardineiro – árvores para ornamentação urbana (6), servente de obras (6), motorista de caminhão (5), oficial de serviços gerais na manutenção de edificações (5), oficial de serviços diversos na manutenção de edificações (4), ajudante de açougueiro – comércio (3), auxiliar de padeiro (3), repositor de mercadorias (3), atendente de lanchonete (2), borracheiro (2), carpinteiro (2), cozinheiro geral (2), soldador (2), sushiman (2), tratorista agrícola (2), vendedor de comércio varejista (2), açougueiro (1), assistente administrativo (1), auxiliar de limpeza (1), empregado doméstico faxineiro (1), monitor de prevenção de perdas (1), repositor em supermercados (1), trabalhador volante da agricultura (1) e zelador (1).

O município de Nova Mutum (241 km de Cuiabá) disponibiliza 84 oportunidades de emprego nesta semana, com 45 vagas para auxiliar de linha de produção, 20 para operador de ceifadeira na conservação de vias permanentes, 14 para assistente administrativo e cinco vagas para motorista de ônibus rodoviário.

Atendimento

Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine-MT realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente.

Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais, facilitando os trâmites do atendimento.

Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é das 10h às 18h.

Para ter acesso completo a todas as oportunidades disponíveis nos municípios de Mato Grosso, acesse o documento em anexo.

*Com supervisão de Daniele Danchura

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Procon-MT orienta sobre normas para venda e utilização de fogos de artifício

Publicado

em

Por

Para orientar comerciantes e consumidores, a Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), esclarece as regras para a venda e utilização de fogos de artifício em Mato Grosso.

Atualmente, duas normas estão em vigor no Estado. A Norma Técnica nº 29/2020, que limita a venda por estabelecimentos exclusivos e autorizados pelo Corpo de Bombeiros; e a Lei Estadual nº 12.155/2023, que trata também da utilização dos fogos de artifício em Mato Grosso.

De acordo com a legislação estadual, é proibida a comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e de qualquer artefato pirotécnico de efeito sonoro ruidoso em Mato Grosso.

“A regra vale para todo o Estado e inclui recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e privadas. Entretanto, a norma permite a comercialização e utilização de fogos que produzem apenas efeitos visuais”, salienta a secretária adjunta do Procon-MT, Cristiane Vaz.

Já a Norma Técnica do Corpo de Bombeiros estabelece as condições necessárias para garantir a segurança contra incêndio e pânico em edificações destinadas ao comércio de fogos de artifício no varejo e também nos espetáculos pirotécnicos.

Conforme a norma, só é permitida a venda de fogos de artifício em lojas de um único pavimento e que não tenham mezanino. O uso da edificação deve ser exclusivo para o comércio desse tipo de mercadoria.

Também há uma série de regras para a construção do prédio que abrigará comércio de fogos de artifício, como estrutura, paredes e cobertura (laje) com resistência ao fogo, piso antifaísca e para equipamentos e aparelhos permitidos nesse tipo de estabelecimento. “A intenção é garantir a segurança em caso de incêndio”, alerta a secretária adjunta do Procon Estadual.

O regulamento determina que lojas de fogos de artifício fiquem localizadas no mínimo a 200 metros de locais de reunião de público e edificações e áreas de risco, como postos de combustível, terminais de abastecimento de gás liquefeito de petróleo (GLP) e entre outros estabelecimentos.

“Também são proibidas a venda de fogos de artifício em locais de reunião de pessoas e a céu aberto, como em barracas, estandes em madeira, trailers ou similares”, informa Cristiane Vaz.

Para outras informações, consulte na íntegra a Norma Técnica Nº 29/2020 e a Lei Estadual Nº 12.155/2023.

Dúvidas e reclamações

Em caso de dúvidas ou reclamações, o consumidor pode procurar a unidade de Procon mais próxima de sua residência. Também é possível utilizar o PROCON+, que está disponível pelo aplicativo MT Cidadão.

O Procon-MT disponibiliza também o atendimento por WhatsApp pelo número (65) 99228-3098. Outra opção é registrar uma reclamação pela plataforma Consumidor.gov.br, que está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora