Connect with us

Cuiabá

Servidores dos CRAS e CCI participam do 2º Encontro Formativo do SCFV em Cuiabá

Publicado

em

Os servidores que atuam nas 14 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nas 4 unidades dos Centros de Convivência para Idosos (CCI) participaram nesta sexta-feira (24) do 2º Encontro Formativo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizado no auditório da Casa dos Conselhos. Atualmente, o programa conta com 877 participantes cadastrados nas unidades do CRAS e 1.360 participantes nas unidades dos CCI. O tema do encontro foi “O SCFV ponto a ponto – referência e contrarreferência CRAS e CREAS” e teve como principal objetivo o fortalecimento das ações, bem como a articulação entre os serviços oferecidos nessas unidades no atendimento de usuários identificados em situação de violação de direitos e sua inserção no Serviço de Convivência.

O encontro faz parte do ciclo de formações voltadas ao aprimoramento e qualificação do serviço prestado nessas unidades da Prefeitura de Cuiabá, vinculadas à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).

“No primeiro momento, os profissionais realizaram um quiz interativo chamado ‘O SCFV ponto a ponto’, mediado por uma roda didática que abordou tópicos relacionados ao SCFV (Público Alvo, Capacidades, Competências e Atividades). Por meio dessa atividade, foi possível identificar o conhecimento dos participantes sobre o SCFV, incentivar a participação, interação, cooperação e o trabalho em equipe entre os profissionais”, explicou a gerente do SCFV, Jenail Luciana de Almeida.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a rede de proteção social em Cuiabá, com o intuito de aprimorar o atendimento aos usuários, promover a troca de experiências entre as equipes do CREAS e dos CRAS e qualificar os serviços prestados na rede socioassistencial.

“O órgão gestor de assistência social tem papel fundamental na interlocução com outras políticas. É de suma importância esse momento de diálogo entre os profissionais de referência dos serviços das Proteções Sociais Básica e Especial, uma vez que aprimorar a referência e contrarreferência do CREAS e da rede socioassistencial possibilita um trabalho mais articulado, além de definir melhor os processos de trabalho, as formas de encaminhamento, fluxos e protocolos de atendimento com o território de abrangência, o que garante aos usuários um melhor acesso aos serviços, programas e benefícios socioassistenciais. Parabéns pela iniciativa, foi extremamente importante o encontro para os profissionais do SUAS do município”, disse a responsável técnica do CREAS Norte, Vera Lúcia Martins.

“Temos envidado esforços para ofertar um SCFV que atenda aos anseios das famílias, dos participantes e que as atividades possam proporcionar experiências significativas aos nossos participantes”, concluiu Jenail.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora