O presidente da Associação de Produtores e Feirantes de Chapada dos Guimarães (Asprofech), Antônio Divino da Costa, afirmou que a nova obra de readequação da feira, lançada neste sábado (25.05), pelo Governo de Mato Grosso vai trazer o conforto tão esperado pelos feirantes, que aguardam há mais de 40 anos por essa estrutura.
Há mais de quatro décadas, Antônio Divino, de 72 anos, dedica sua vida à feira e, em todo esse tempo, vinha esperando por uma estrutura adequada que beneficie tanto os produtores quanto os consumidores. “A nova estrutura trará a cobertura e o conforto que tanto precisamos”, declarou.
O investimento total na obra é de R$ 4,3 milhões, e a previsão é concluir a obra em 1 ano e 6 meses a partir deste sábado, quando foi dada a ordem de serviço.
“Eu já faço feira aqui na Chapada há 42 anos. Começamos com poucos feirantes, e a maior parte dos meus companheiros já faleceu. Alguns filhos seguiram os passos dos pais, mas muitos pararam. Nosso sonho sempre foi ter um lugar adequado aqui em Chapada”, relatou. Feira existente há décadas ganhará espaço amplo e moderno – Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
A nova feira terá cobertura e isso vai ajudar bastante, principalmente no período de chuvas, segundo o presidente da Associação.
“O tempo aqui muda rapidamente. Às vezes o sol está forte, de repente vem uma friagem. Sem um local adequado, os produtores não conseguem vender seus produtos. As pessoas chegam, mas não têm onde ficar, começam a se molhar e vão embora. Muitos produtores voltam com os produtos porque não conseguimos vender tudo”, contou.
A feira será construída em um espaço de 4.318,50 m² e terá 2.293,03 m² de área construída. A nova estrutura incluirá 76 boxes para produtores, 55 vagas de estacionamento, uma praça de alimentação, câmaras frias para armazenamento dos produtos e cobertura. A estrutura contará com materiais de alta qualidade, incluindo bancadas de granito cinza andorinha, estrutura metálica e piso drenante, garantindo durabilidade e funcionalidade ao espaço.
“A nova estrutura da Feira do Produtor representa um marco importante para a agricultura familiar e para a comunidade local, que há tanto tempo aguarda por essa melhoria,” afirmou o secretário de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.
Antônio participou do lançamento da obra – Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT
O secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, destacou o compromisso do Estado em iniciar e finalizar as obras, garantindo que o projeto da nova feira será entregue conforme planejado.
“Nosso compromisso é começar e concluir essa obra, proporcionando uma estrutura moderna e funcional que atenda às necessidades dos feirantes e da comunidade. Este é o nosso compromisso com Chapada dos Guimarães”, afirmou Bezerra.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) começará a primeira fase de implantação do Robô de Informações da Corregedoria (RIC), uma automação que certificará nos novos processos a existência de outras ações com as mesmas partes envolvidas.
O projeto, que nasceu de uma demanda da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso (CGJ) e teve o apoio do InovaJusMT, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Coordenadoria Judiciária para sua implementação, promete emitir certidões em até 10 minutos após a distribuição da ação no PJe, facilitando a análise de litispendência, prevenção e coisa julgada.
Um acordo de cooperação entre o TJMT e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) foi fundamental para possibilitar essa inovação, já que o RIC foi desenvolvido pela Corregedoria do TJPI.
Em visita técnica ao TJPI, o desembargador Lídio Modesto, a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves, a juíza auxiliar da presidência e coordenadora do InovaJusMT, Viviane Brito Rebello, e o gestor de projetos de inovação, Nestor José Comachio Junior, avaliaram a tecnologia, que chega para aprimorar a eficiência no sistema judiciário.
Lídio Modesto afirmou que o corregedor-geral de justiça, Des. Juvenal Pereira e a presidente do TJMT, Desa. Clarisse Claudino da Silva, não mediram esforços para firmar o Termo de Cooperação e trazer o robô para o nosso Tribunal.
“Trata-se de mais um marco para a modernização tecnológica do nosso Judiciário. O robô é concebido com tecnologia que será uma poderosa aliada para tornar nossos processos mais céleres e precisos, pois possui funcionalidades inovadoras capazes de prevenir erros e acelerar procedimentos. Entregar essas inovações para nossos servidores e magistrados é mais um fruto do trabalho de nossa administração que está sempre em busca da excelência e da eficiência em nossos serviços prestados aos cidadãos,” afirmou o desembargador Lídio Modesto, que integra duas Comissões de Tecnologia do TJMT.
A implantação da ferramenta exige adaptações técnicas e, portanto, suas diversas funcionalidades serão implementadas gradualmente no PJe do TJMT.