Com o intuito de fortalecer o aperfeiçoamento técnico, a atualização profissional, o desenvolvimento de lideranças e atingir os objetivos institucionais, a Controladoria Geral do Estado publicou o Plano de Capacitação Anual 2024. Ele é um documento que norteia as ações de formação, desenvolvimento e treinamento de todos os servidores da instituição e das setoriais de todo Executivo ligadas ao órgão de controle estadual.
O PCA 2024 é o documento que contém informações sobre as oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional dos servidores voltadas à melhoria da qualidade das atividades desempenhadas, considerando as características e necessidades de cada área.
O plano é voltado aos auditores do Estado, servidores da área sistêmica da CGE, das unidades de controle interno, correição e ouvidoria de todos os órgãos e entidades e demais servidores do Executivo. Ele também visa assegurar a política de desenvolvimento profissional dos auditores que requer capacitações técnicas avançadas e atualizações constantes em normas, metodologias e inovações tecnológicas.
O documento foi desenvolvido de acordo com as áreas de desenvolvimento consideradas essenciais para atender às necessidades estratégicas e operacionais da instituição. A definição dos temas está alinhada com os objetivos institucionais e garante que os recursos sejam investidos de maneira eficiente no desenvolvimento profissional, na internalização da cultura de integridade e no aumento da eficiência dos órgãos e entidades.
Todas as capacitações elencadas no PCA 2024 foram projetadas para aprimorar as habilidades e o conhecimento dos servidores, visando melhorar seu desempenho profissional e pessoal, tendo em vista que a qualificação é fundamental para o crescimento e a adaptação contínua, principalmente em um ambiente de trabalho que está em constante evolução devido a novas tecnologias e práticas de mercado.
De acordo com o secretário controlador-geral, Paulo Farias, essas temáticas foram elencadas conforme o Planejamento Estratégico e os Planos Operacionais Anuais. “Nosso plano de capacitação está alinhado estrategicamente para apoiar o atingimento dos objetivos institucionais, assegurando que cada tema prioritário ou ação de capacitação contribua diretamente para o alcance dos resultados desejados. Nossa meta é preparar os servidores para lidar com os desafios futuros, garantindo resiliência e adaptabilidade em um ambiente em constante mudança”, destacou.
Cursos
Constam no PCA cursos de análises de dados, auditoria governamental, avaliação de políticas públicas, comunicação, contratações públicas, controle social e transferência, ética e integridade, gestão de projetos e processos, gestão de riscos, inteligência artificial, liderança e gestão, obras e serviços de engenharia, previdência social, resolução de conflito, responsabilização de agentes públicos, tecnologia da informação, etc.
A cerimônia é aguardada com ansiedade pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, e pelo governador Mauro Mendes, que irão testemunhar, juntamente com os casais habilitados, o tão sonhado matrimônio por meio do Casamento Abençoado. O evento está confirmado para o dia 8 de dezembro, no Ginásio Aecim Tocantins.
Para a primeira-dama Virginia Mendes, o momento é de expectativa.
“É um orgulho estar na 3ª edição do Casamento Abençoado. Eu e o governador estamos ansiosos para ver os casais que irão oficializar a união de alguns que já vivem juntos e de outros que planejam, mas, devido às condições financeiras, não puderam concretizar. Esta data vai marcar a vida de muitas famílias e será um dia lindo, com tudo o que ele tem direito”, disse Virginia Mendes.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
Ela também lembrou a novidade desta edição, na qual os casais habilitados concorrerão ao sorteio de cinco imóveis ofertados pelo MT Par, em parceria com a Construtora e Imobiliária Farias Ltda., Pacaembu Construtora S.A. e Construtora e Imobiliária Paiaguás.
“Já pensou, além de realizar o sonho do casamento, ser contemplado com uma casa? Agradeço ao presidente Wener Santos pelo apoio, às construtoras por essa parceria, à secretária Grasi e sua equipe na Setasc, e ao suporte da minha equipe UNAF, porque ninguém faz nada sozinho. Que Deus os abençoe”, agradeceu a primeira-dama do Estado.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
“Com certeza será um dia inesquecível. Esse projeto nasceu no meu coração, e estou muito feliz por mais uma vez realizar o Casamento Abençoado”, lembrou Virginia Mendes.