Connect with us

Cuiabá

Encerramento da Semana da Transparência promove conhecimento e diversão para 366 estudantes do Ribeirão do Lipa

Publicado

em

Equipes da Controladoria Geral do Município (CGM) conferiram o resultado da Semana da Transparência desenvolvida na Emeb Maria Tomich Monteiro da Silva, no bairro Ribeirão do Lipa. O projeto, que envolve diversos temas dentro do conceito de cidadania e ética, contou com a participação dos 366 alunos, de 4 a 10 anos. Na abertura do evento, na manhã desta quinta-feira (23), 166 estudantes do período matutino responderam perguntas, ganharam brindes, brincaram e ampliaram conhecimentos na programação especial de encerramento da ação, que aconteceu na quadra da escola e se repetiu à tarde, com as turmas do período vespertino. Cartazes sobre a Semana da Transparência, confeccionados pelas turmas, foram premiados com brindes.

Uma mesa expositiva e uma palestra com os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses também compõem o evento, além de muita alegria e diversão comandada pela Cia da Pipoca para descontração geral.

“É importante ter em mente o que é e o que representa a cidadania, o controle social, a ética, o papel da Controladoria, que é um órgão que contribui para que o município cumpra suas funções com eficiência e ética. E instigar para que as crianças desde cedo comecem a se familiarizar com esses assuntos, que terão reflexos positivos nas atitudes e decisões que esses cidadãos terão no futuro. É uma sementinha que estamos semeando e expresso minha gratidão pelo empenho de todos aqui presentes, a direção da escola, os professores que transmitiram o conteúdo do projeto associado ao conhecimento específico para cada idade, e à secretária de Educação do município, Edilene Machado, que é uma grande parceira para que pudéssemos desenvolver esse projeto no âmbito escolar da rede municipal”, explanou o controlador-geral do Município, Hélio Santos Souza.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Guimarães, que representou a secretária Edilene Machado, pontuou que a parceria da CGM com a Educação vem de muitos anos, desde 2014, e tem bons resultados. “Exercer o controle social desde pequeninos é um fruto que se colhe ao longo da vida. É nessa fase que vamos contribuir para a construção de futuros cidadãos do bem, e esses estudantes vão conhecendo o trabalho de outros órgãos públicos que fazem parte do nosso dia a dia”, destacou.

Na Emeb Maria Tomich Monteiro, a Semana da Transparência foi desenvolvida juntamente com outros projetos que a unidade trabalha. “O projeto Portal da Transparência veio para agregar outras iniciativas que já desenvolvemos, como o projeto Sem Plateia Não Tem Bullying, que trabalha sobre o bullying, e também sobre os direitos dos cidadãos, a cidadania e a ética, que são valores que a escola promove o ano todo. Então, o projeto veio para agregar, e o resultado já se percebe no ambiente escolar, como na disciplina e no comportamento dos estudantes”, explicou a diretora da escola, Kellen Duarte.

João Guilherme, de 9 anos, foi um dos que respondeu perguntas e comemorou o brinde. Ele defende que o papel do prefeito, que foi eleito pelo voto e confiança das pessoas, é ajudar a população. “Diminuir os preços das coisas e ajudar a população com água tratada, alimentos (mais baratos) e, de modo geral, um pouco de tudo”, explicou.

Giovana Sophia de Assis Santos, de 11 anos, disse que aprendeu muita coisa sobre cidadania e ética. “Em relação à ética, é aquela pessoa que fala e faz o que falou. E que a ética também envolve agir pensando no outro, em ajudar”.

A Semana da Transparência conta com a parceria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso e da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso. A PM desenvolve, desde 2018, o projeto Anjos da Guarda em parceria com o Município de Cuiabá, ministrando palestras sobre bullying, violência, segurança, respeito, entre outros temas, em visitas alternadas nas escolas, conforme solicitação das unidades escolares.

Na oportunidade, a assessora do Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/TJMT) representou o desembargador Mario Kono, que é presidente do Nupemec.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora