Connect with us

Lucas do Rio Verde

Reforma da nova sede do Museu Histórico entra na etapa final

Publicado

em

A reforma da Casa de Pedra chegou a etapa final. O espaço, de 205,75m², está sendo revitalizado para ser a nova sede do Museu Histórico de Lucas do Rio Verde.

Localizado dentro do Parque dos Buritis, na Rua Santa Fé, no centro da cidade, a área já recebeu uma nova pintura, limpeza do telhado, troca da estrutura da claraboia, além do restauro das portas, janelas, madeiras e banheiros, reestruturação de toda parte elétrica e troca dos pisos das salas. Quem passa pelo local, já pode observar o novo portal de entrada, que foi instalado nas últimas semanas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, a empresa ganhadora da licitação está trabalhando agora na finalização do acabamento interno e paisagismo externo. Já a equipe administrativa da Secretaria de Cultura e Turismo, está empenhada no processo de compra do mobiliário e equipagem do local.

(Foto: Ascom Prefeitura/Janderson Kavano)

Mais de R$330 mil estão sendo investidos na reforma da nova sede, que está prevista para ser entregue a população na segunda quinzena do mês de junho.

Após reformado, o espaço será aberto para visitação pública e contará com exposições permanentes e temporárias, além de se tornar um local de referência para a população e turistas terem a oportunidade de conhecerem um pouco mais sobre a história do município, a partir das narrativas históricas, que fortalecem ainda mais o setor museológico.

“Se falando sobre a história do município, acho que a gente está vivendo um dos momentos mais marcantes, que é registrar e assegurar que tenhamos um local onde esse acervo, essas memórias e a história da cidade sejam amplamente divulgadas, compartilhadas e apresentadas para a comunidade, pois é um local que até então não tínhamos. O espaço está sendo todo preparado para receber um acervo do museu, toda uma reforma pensada com muito carinho e respeito ao próprio ambiente da Casa de Pedra e a tudo que ela representa também, que já é um monumento de Lucas do Rio Verde, onde iremos receber os munícipes, os turistas, para que possam conhecer essa história e ter acesso sempre que necessário”, comenta a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo

Lucas do Rio Verde

Mais de 470 animais foram microchipados em Lucas do Rio Verde

Publicado

em

Por

Desde setembro deste ano, mais de 470 animais já foram microchipados em Lucas do Rio Verde. O serviço oferecido gratuitamente para cães e gatos atendidos na Unidade Permanente de Castração – UPC, passa a ser ofertado a toda cidade.

O pequeno dispositivo de identificação eletrônica é implantado sob a pele e é praticamente indolor, como se fosse uma vacina. O chip permite que o tutor seja localizado em caso de perda ou abandono.

“Mais um passo importante estamos dando nessa nobre frente que é a causa animal. A microchipagem eh uma ferramenta fundamental para avançarmos na luta contra o abandono, além de outros benefícios, como a redução de pets perdidos e informações do animal”, explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.

A microchipagem passou a ser obrigatória em Lucas do Rio Verde, por meio da Lei nº 3.716, de setembro de 2024 e tem como slogan de campanha “Cuidado Inteligente”. O chip implantado no cão ou gato, contém informações como o telefone de contato do tutor e endereço, além da raça do pet, nome, idade e se ele tem algum tipo de doença ou usa medicação específica (em caso de doença).

Inicialmente a UPC estava realizando a microchipagem nos cães e gatos que já estavam agendados para a castração na unidade. Desde a abertura da UPC, o número de animais já castrados pela Prefeitura chega a mais de 3.290 cães e gatos, entre fêmeas e machos.

Cadastro para microchipagem
Inicialmente, apenas os cães e gatos da UPC estão sendo atendidos. A partir do dia 22 de novembro, a ação será estendida para todas as pessoas, mediante ao cadastro prévio. O atendimento será toda sexta-feira, na UPC.

Para tanto é necessário realizar um cadastramento no seguinte endereço eletrônico: https://www.animalltag.net/

O cadastramento é simples e contém dados sobre o tutor, o animal e foto do cão ou gato.

Mais informações ou dúvidas entre em contato no 65 3549 -7197 ou 3549 -7172.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora