Connect with us

MATO GROSSO

TJ cria grupo para instituir núcleo de atendimento a adolescentes em cumprimento de ato infracional

Publicado

em

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) instituiu grupo de trabalho para implementar um Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) para adolescentes em cumprimento de ato infracional.
 
O objetivo do Núcleo de Atendimento Integrado é garantir o primeiro atendimento ao adolescente a quem se atribua prática de ato infracional, com foco na acolhida, acompanhamento e direcionamento por meio da atuação de instituições em rede, assegurando um atendimento célere, integrado e em respeito aos direitos dos adolescentes.
 
Várias instituições compõem o grupo de trabalho, com seus representantes titulares, quais sejam:
 
GMF/MT – juíza Leilamar Aparecida Rodrigues
 
Defensoria Pública do Estado – defensor Alysson Costa Ourives
 
Ministério Público do Estado – promotor Rogério Bravin de Souza
 
Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp)
Superintendência de Atendimento Socioeducativo – Lenice Silva dos Santos Barbosa
 
Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) – Leilamar Aparecida Rodrigues
 
Secretaria de Estado de Educação (Seduc) – Luciane Gonçalves dos Santos Manso
 
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) – Hildeberto França de Paula
 
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá (CMDCA) – Bianca Fernandes Erasmo
 
Secretaria de Estado de Saúde (SES) – Cleidi Eliane de Souza
 
Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS)
Secretaria Adjunta de Atendimento Primário – Fernanda Calo Vasconcelos
 
Polícia Militar de Mato Grosso – Ten Cel PM Vanessa Regina de Sá Soares
 
Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) – Renata Machado Barbosa Lima de Miranda
 
Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) – Lindisey Catarina de Sá
 
Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) – Hellen Janayna Ferreira de Jesus
 
Por meio da Portaria n. 1/2024/GMF/TJMT, assinada pelo desembargador Orlando Perri, supervisor do GMF, foram constituídos os integrantes e estabelecidas as competências do grupo, que terá o prazo de um ano de vigência.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Escola da rede estadual cria projeto de recuperação de nascentes em Nova Monte Verde

Publicado

em

Por

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), criou o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro” para recuperação das fontes de água de rios e córregos do município.

Criado neste ano, o projeto surgiu de forma interdisciplinar nas matérias eletivas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza com o objetivo de identificar e caracterizar as principais fontes causadoras de impactos ambientais nas nascentes urbanas e rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola foi além da identificação das áreas degradadas e da criação de um banco de dados. Com o envolvimento de 60 alunos do ensino fundamental e médio, iniciamos a recuperação da vegetação ciliar em 100% das áreas aderentes ao projeto e já temos mais de 100 mudas de árvores plantadas crescendo de forma vistosa. Ano que vem vamos dobrar essa quantidade”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora comentou também que a promoção da consciência ambiental, iniciada por 60 estudantes do projeto, agora atinge os demais 488 alunos da escola. “Nosso objetivo para 2025 é engajar 100% das turmas do ensino médio, além de estender o projeto às salas anexas que ficam fora do perímetro urbano”, completou.

Para iniciar a recuperação ambiental das fontes de água, o projeto baseou-se nas orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e no apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos demais professores.

“Me sinto em uma experiência diferente vendo na prática que estamos ajudando a natureza a se recuperar. Estamos deixando um impacto positivo e um bom exemplo. Demonstramos que pequenas atitudes, como a de plantar uma muda de árvore, podem ajudar o meio ambiente a se equilibrar”, disse a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

Já a aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, avaliou que o projeto a fez “entender melhor como a preservação das nascentes afeta tudo ao nosso redor”.

“Participar do projeto foi uma experiência transformadora. Senti-me privilegiada em fazer parte de uma iniciativa tão importante para o futuro da nossa cidade e do planeta. Plantar cada árvore foi um ato de esperança e um compromisso com a sustentabilidade”, comentou também a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 18 anos.

De acordo com o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, as iniciativas têm sua importância por promover o protagonismo juvenil na resolução de problemas do meio ambiente, principalmente no contexto da degradação ambiental de nascentes.

“Estamos realizando uma aprendizagem diferenciada que vai estimular as potencialidades dos nossos jovens e crianças, além de contribuir no contexto socioambiental em que vivem”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora