Connect with us

Diamantino

Campanha de Doação de Sangue em Diamantino arrecada 165 bolsas

Publicado

em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com o Hemocentro-MT, promoveu nos dias 14,15 e 16 de maio a Campanha de Doação de Sangue. A unidade móvel deslocada da capital de Mato Grosso para o município, recebeu os candidatos no pátio do Laboratório Municipal.

Participando da campanha, o secretário da pasta, Itamar Bonfim, falou sobre o objetivo da campanha que além de promover o ato solidário como a doação de sangue também contribui para o restabelecimento do estoque de Diamantino na central de hemoterapia.

“A campanha além de promover o ato de doar também realiza o reabastecimento do nosso estoque na central do Hemocentro e conforme a necessidade fazemos a retirada das unidades disponíveis, para uso em cirurgias e transfusão sanguínea realizadas aqui em nossa agência.”

Segundo a Secretaria de Saúde, um total de 165 unidades de sangue foram coletadas durante a realização da campanha. Este ano, um fato inédito ocorreu em Diamantino: pela primeira vez, um candidato do município foi compatível para doação de medula óssea em âmbito internacional, e a segunda etapa do processo foi realizada durante a campanha.

A coordenadora administrativa do Hemocentro-MT, Gessica Burgo, explicou como funciona o processo para doação de medula óssea e o cadastro no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

“A pessoa que se candidata para doação de medula óssea fica cadastrada no “Redome” e quando há um paciente possivelmente compatível entra a segunda fase onde realizamos novamente a coleta de amostras de sangue para confirmar a total compatibilidade entre o doador e o receptor e na última é verificado o tipo de coleta se por coleta de sangue ou pulsão lombar.”

Ela ainda completou: “Estamos muito felizes que em Diamantino tivemos um candidato compatível com um paciente internacional e no primeiro dia de campanha fizemos a coleta de amostras para análise novamente.”

Doando pela primeira vez, Ivone Conceição, compartilhou como soube da campanha e sua expectativa ao ser doadora pela primeira vez.

“Estive um dia antes de iniciar a campanha no Laboratório Municipal e vi o cartaz. Faz um tempo que vejo as pessoas falando sobre doação de sangue, pedindo e quando vi o cartaz senti no meu coração de vir. É muito gratificante participar de algo tão bonito, é um gesto de amor, você doar seu sangue para alguém que possivelmente você nunca saberá quem é.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora