A 7ª Conferência Municipal de Saúde, foi realizada em Lucas do Rio Verde nesta sexta-feira (17), no auditório da CDL. O evento é realizado a cada quatro anos, onde são discutidas e votadas e discutida para âmbito SUS, para os anos de 2023 a 2026.
A fase municipal foi convocada pelo Conselho Municipal de Saúde, e promoveu amplo diálogo entre usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços, a partir do Regimento da Conferência.
No evento, foram elaboradas e aprovadas propostas e diretrizes que atendam às necessidades de saúde da população e eleitas, de forma paritária, pessoas delegadas que participarão da Conferência Estadual de Saúde. As conferências estaduais serão realizadas entre abril e maio deste ano.
Esse período municipal da conferência elege pessoas participaram de outras conferências e que tenham demonstrado compromisso com a defesa do SUS, com as deliberações da conferência, bem como com os debates em torno do tema central da 17ª Conferência Nacional de Saúde.
“A 7° Conferência Municipal de Saúde foi um grande desafio esse ano, pela primeira vez realizamos as Pré-Conferências com os usuários em seus territórios. Porém o resultado foi gratificante, não esperávamos tamanha participação dos cidadãos e a oportunidade dos conselheiros municipais estarem presentes e participarem dos diálogos. Muitas propostas importantes foram votadas e acreditamos que contribuirá em uma assistência a saúde, de uma forma integral aos usuários do SUS com segurança e qualidade. Vamos para a etapa Estadual e quem sabe teremos delegados do nosso município, votados para etapa Nacional”, pontua a enfermeira e coordenadora Escola de Saúde Pública Municipal e CIES municipal, Tatiani da Rocha Andrade Lima.
Durante a conferência, também houve uma participação especial dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), com apresentação “Dia Especial”, comandado pelo professor de Educação Física, David Alcântara.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT