Connect with us

MATO GROSSO

26º episódio de Magistratura e Sociedade entrevista professores Willis Guerra Filho e Walter Gomide

Publicado

em

Está no ar o 26º episódio do programa Magistratura e Sociedade, com uma entrevista os professores de Filosofia, Willis Santiago Guerra Filho, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Walter Gomide do Nascimento Júnior, da Universidade Federal de Mato Grosso. O programa, que está disponível no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no Youtube, tem como tema “A ética e seus desdobramentos contemporâneos – da inteligência artificial à ética quântica transreal” e foi conduzido pelo juiz de Direito Gonçalo de Antunes de Barros Neto.
 
Dentre os temas abordados eles falaram sobre a data governança. “A soberania de dados é fundamental como aspecto da soberania geral. Há quem diga e disse que o os dados são o novo petróleo, que tem a mesma importância política e econômica nas relações nacionais e internacionais, embora esse novo bem seja bastante imaterial.”
 
Willis complementou falando sobre o uso dos dados e a propriedade de quem o produz. “Acredito que onde há essas ideias de propriedade, deve haver o respeito pela autoria ou por uma espécie de posse do dado que está sendo posto aí em avaliação. Controles em geral, que o Estado possa fazer, eu acho que talvez seja o caso, desde que isso não viole o princípio fundamental da autonomia, dede que o indivíduo, de alguma maneira, consiga ter essa autonomia preservada e que não haja controle excessivo.”
 
Walter Gomide do Nascimento Júnior, pós-doutor em fundamentos da matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro é mestre e doutor em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui experiência em lógica, fundamentação da Matemática e estética – relação entre Filosofia e Música. É professor na Universidade Federal de Mato Grosso.
 
Já o professor Guerra Filho, é pós-doutor em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e livre-docente em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Ceará (1996). É mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutor em ciência do Direito pela Universidade de Bielefeld, na Alemanha; em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais; pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em Comunicação e Semiótica e em Psicologia Social; ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), em dedicação exclusiva.
 
 
O programa Magistratura e Sociedade é uma iniciativa promovida pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT). A ação pedagógica tem o objetivo de ampliar o conhecimento de magistrados em ciências sociais e ainda estabelecer permanente e duradouro diálogo entre os juízes, desembargadores e o mundo acadêmico, a fim de estimular a pesquisa e o estudo das ciências sociais e humanas. Também visa humanizar os julgadores que são responsáveis por decidir cotidianamente a vida de cidadãos.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Peça publicitária colorida e horizontal. Dois homens estão dispostos o primeiro usa barba, camisa xadrez e está sorrindo. Já o segundo está sério tem os cabelos pretos penteados para traz, barba branca e usa camiseta preta. Texto: Magistratura e Sociedade. Professo Walter Gomide do Nascimento Júnior. Professor Willis Santiago Guerra Filho. Assista agora. 25º episódio. A peça é assinada pelos logos do Poder Judiciário e da Esmagis.
 
Keila Maressa
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de mato Grosso (Esmagis-MT)
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Continue Lendo

MATO GROSSO

Natal Solidário distribui 5.208 presentes em São Félix do Araguaia

Publicado

em

Por

A Promotoria de Justiça de São Félix do Araguaia (a 1.200km de Cuiabá), em parceria com o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Conselho Tutelar e Conselho de Segurança do município, organizou a distribuição de 5.208 presentes para as crianças matriculadas na rede de ensino das quatro cidades que compõe a comarca (São Félix do Araguaia, Alto Boa Vista, Luciara e Novo Santo Antônio). Os presentes foram adquiridos com recursos oriundos de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs).

Fonte: Ministério Público MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora