Connect with us

Cuiabá

21 Dias de Ativismo: “Cuiabá intensifica a luta contra a violência de gênero”, reforça Márcia Pinheiro ao destacar ações promovidas pela Secretaria Municipal da Mulher

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, neste mês de novembro, guiada pela campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, intensifica os esforços de conscientização sobre as diversas formas de agressão – física, psicológica, moral, sexual e patrimonial – que ainda assolam meninas e mulheres em todo o mundo. A primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, destaca que a capital tem fortalecido, ao longo dos anos, a luta contra a violência de gênero. Neste mês, em especial, uma série de atividades será desenvolvida.

A Mostra Fotográfica de Vítimas de Feminicídio está aberta ao público nos salões da sede das Procuradorias de Justiça de Cuiabá, reafirmando seu papel como uma ferramenta poderosa de sensibilização. Realizada em parceria com a Virada Feminina Nacional, a exposição – que já percorreu diversos espaços públicos e privados – impactou mais de 70 mil pessoas na capital e se consolidou como um grito de alerta à sociedade, uma estratégia de alcance profundo e transformador.

Ainda nesta semana, no dia 28, a partir das 8h30, será realizada uma palestra na Unidade Básica de Saúde abordando a temática: “O enfrentamento à violência contra as mulheres negras”. Já no dia 1º de dezembro, a partir das 7h, ocorrerá a 7ª Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, com saída da Praça Santos Dumont. O evento é promovido pelo Grupo Mulheres do Brasil Cuiabá. No dia 10, acontecerá o encerramento da Mostra Fotográfica na sede das Procuradorias de Justiça.

“Infelizmente, as marcas do feminicídio continuam a assombrar nossa sociedade. Em 2024, somente em Cuiabá, vidas preciosas foram interrompidas pela brutalidade e pela misoginia: Horaíde Bueno Stringhini, 84 anos; Juliana Alves Pereira dos Santos, 27 anos; Enil Marques Barbosa, 59 anos; Josiane Ferreira da Silva, 26 anos; e Gisa, uma mulher trans de 55 anos. Esses nomes representam uma realidade cruel. Em Mato Grosso, já registramos 40 feminicídios neste ano, um dado alarmante que reforça a urgência de nossa luta”, destacou a primeira-dama.

Márcia ressaltou ainda que, ao longo dos anos, a Secretaria Municipal da Mulher desenvolveu diversas iniciativas voltadas à garantia dos direitos humanos das mulheres. “Esses projetos têm sido fundamentais para a efetivação de políticas públicas e o fortalecimento da equidade de gênero em Cuiabá”, afirmou.

A primeira-dama também enfatizou que a Prefeitura de Cuiabá continua avançando com importantes estruturas de suporte, como o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, que contará com recepção, salas de atendimento, berçário e equipes multidisciplinares compostas por assistentes sociais, psicólogas e advogadas.

Ela também mencionou outro marco significativo: a construção da nova Casa da Mulher Brasileira, que será 13 vezes maior que o projeto inicial. Com um investimento de R$ 10 milhões, viabilizado em parceria com o Ministério da Mulher, o espaço oferecerá serviços essenciais como triagem, atendimento multidisciplinar, brinquedoteca e áreas de convivência, criando um ambiente acolhedor e completo para mulheres em situação de violência.

“Ainda em 2024, o programa Qualifica Mulher, uma de nossas estratégias mais efetivas para o empoderamento e fortalecimento do empreendedorismo feminino, contará com 1.200 vagas. Serão 1.200 mulheres qualificadas para que, com o nosso suporte, possam romper o ciclo de violência que, muitas vezes, lhes é imposto”, destacou a primeira-dama.

Márcia anunciou ainda que, na primeira quinzena de dezembro, a Mostra Fotográfica será levada à Rodoviária de Cuiabá. Com o alto fluxo de visitantes esperado no local, estima-se que cerca de 100 mil pessoas sejam sensibilizadas pela exposição.

“Por aquelas que ainda sofrem em silêncio, com sonhos desfeitos e direitos desrespeitados, seguimos lutando. Juntas, somos mais fortes”, finalizou.

21 Dias de Ativismo: A campanha busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização anual, conduzida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. Em escala mundial, a campanha ocorre de 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O objetivo é propor medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os espaços de debate com a sociedade. (Com informações da Câmara dos Deputados)

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega unidade de saúde reformada e ampliada no bairro Ribeirão da Ponte

Publicado

em

Por

Na noite desta segunda-feira (25), o prefeito Emanuel Pinheiro entregou à população do bairro Ribeirão da Ponte uma unidade básica de saúde completamente reformada e ampliada, com novos aparelhos e mobiliário. O evento contou com a presença de autoridades municipais, moradores e familiares do homenageado, José Francisco dos Santos, que deu o nome à USF, além de lideranças comunitárias.

A unidade agora oferece infraestrutura moderna, com duas equipes de saúde da família, atendimento odontológico e novos espaços, como uma sala para agentes comunitários de saúde e um ambiente dedicado à equipe multiprofissional. Com horário de funcionamento estendido, das 7h às 19h, a USF atenderá cerca de 6 mil moradores de três bairros: Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana e Santa Rosa.

Lauvina Conceição Amador, moradora do bairro há 50 anos, não escondeu a felicidade com a inauguração. “O antigo posto ficava em um lugar de difícil acesso, com uma ladeira complicada e sem estrutura adequada. Agora, temos um ambiente bonito, bem localizado e acessível para todos. Essa mudança trouxe mais dignidade para a nossa comunidade”, celebrou.

Em nome do homenageado, José Francisco dos Santos, Maria Bomdespacho Aquino dos Santos, nora do pioneiro, destacou a importância da obra para o bairro. “Meu sogro chegou aqui em 1958, quando o bairro ainda estava começando. Ele foi um homem trabalhador, construiu sua família e deixou um grande legado. Ver seu nome eternizado nesta unidade é motivo de muito orgulho para nós, sua família, e para toda a comunidade”.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Saúde, Deiver Teixeira enalteceu o esforço coletivo que possibilitou a entrega da unidade. “Este é mais um exemplo do compromisso da gestão com a saúde pública. A entrega desta unidade reflete o trabalho incansável de muitos profissionais, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e de qualidade”, elogiou.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a inauguração da USF Ribeirão da Ponte fortalece ainda mais a Atenção Primária, facilitando o acesso da comunidade ao atendimento básico de saúde na região. “É um prazer enorme estar aqui, mais uma vez, no bairro Ribeirão da Ponte. Hoje, temos a satisfação de entregar mais uma Unidade de Saúde da Família, equipada com uma cadeira odontológica, que atenderá cerca de seis mil pessoas por mês. Essa unidade representa um avanço significativo na promoção e prevenção à saúde, garantindo mais dignidade e qualidade de vida para homens, mulheres, crianças e idosos. Nosso foco é fortalecer a atenção básica, aproximando o cuidado da casa das pessoas. Por isso, estamos investindo fortemente na atenção primária, priorizando ações que previnam doenças e reduzam a necessidade de atendimento em unidades de alta complexidade, como UPAs e hospitais. Esse esforço conjunto é reflexo de nossa preocupação em oferecer o melhor para quem mais precisa. É assim que reduzimos a sobrecarga nas unidades maiores: investindo em agentes comunitários de saúde e unidades de saúde da família como esta, que atenderá em horário estendido, das 7h às 19h, sem interrupções para almoço. Esse modelo é pensado para atender trabalhadores e trabalhadoras que, muitas vezes, não conseguem acesso em horários convencionais”, explicou.

Com um investimento de aproximadamente R$ 700 mil, custeado integralmente pelo município, a obra marca um avanço significativo na promoção da saúde local. Além de beneficiar os moradores, a nova unidade também simboliza o compromisso da Prefeitura de Cuiabá em entregar serviços públicos mais acessíveis e humanizados.

Também fizeram parte do dispositivo de honra durante a solenidade de inauguração os vereadores Kássio Coelho e Adevair Cabral, o secretário adjunto de Gestão, Marcus Fabrício, o secretário adjunto da Atenção Primária, José Ricardo de Amorim Santana, o vice-presidente do Conselho Regional de Odontologia, Vinícius Canavarros, a presidente do bairro Ribeirão da Ponte, Geisa Oliveira e a responsável pela USF do Ribeirão da Ponte, Vânia Cristina Sanches.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora