Implantado em 2017, o programa atende 53 apicultores que juntos produzem anualmente em torno de 30 mil quilos de mel.

“A apicultura é uma cultura muito sensível e sua integração com a lavoura é essencial para toda cadeia produtiva. A união entre produtores e a correta aplicação da tecnologia são fatores que influenciam no manejo adequado que, por sua vez, reflete na segunraça do setor apícola”, pontua Zanella.

“Cerca de 80% da polinização ocorre por meio das abelhas. Ou seja, onde tem abelhas tem produção de alimentos. Onde tem abelhas tem ar puro!”, completa o adjunto da pasta, Enivaldo Golmini.

Proprietário de 250 caixas de abelha, o apicultor Darci Nicaretti, reforçou a necessidade da integração entre a apicultura e a produção agrícola.

“Eventos dessa natureza são importantes para esclarecer dúvidas e auxiliar num melhor manejo das colmeias. Esperamos que as orientações repassadas hoje aqui, sejam seguidas por todos”, avalia.

Também prestigiaram o evento, o secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), Marcelo Lincoln, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.