Connect with us

Cuiabá

1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil integra programação do mês de junho da Assistência Social

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realiza o 1º Concurso de Desenho do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SFCV e o Programa Siminina. A ação integra a programação alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.

O concurso tem como principal objetivo convidar o público assistido pelos programas socioassistenciais da capital a refletirem sobre a temática do trabalho infantil de forma lúdica, participativa, dinâmica e contextualizada, bem como sensibilizar as famílias e a sociedade sobre a necessidade da prevenção e combate à exploração do trabalho de crianças e adolescentes.

Serão avaliados critérios como Criatividade; Originalidade; Comunicabilidade e fidelidade ao tema; Qualidade artística. O resultado será divulgado no dia 27 de junho e a entrega da premiação será logo em seguida, no dia 28. Serão desclassificados os desenhos que não abordarem a temática do trabalho infantil. Os prêmios serão entregues ao autor do trabalho, pessoalmente.

O período para produção dos desenhos e inscrições para garantir a participação no 1º Concurso de Redação será a partir das 8h da próxima segunda-feira (19) até as 17h do dia 21 (quarta-feira).

Cada unidade de Cras e Siminina pode inscrever até 6 (seis) desenhos, sendo 3 (três) de cada categoria. A ficha de inscrição e formulário de autorização de imagens deverão ser entregues juntamente com o desenho em tamanho A4, contendo identificação do participante e da unidade no verso. Encerrado o prazo das inscrições, os desenhos inscritos devem ser encaminhados pela coordenação da unidade para a sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, na Coordenadoria de Proteção Social Básica para a Comissão Organizadora do Concurso, no dia 22 de junho, no período entre 08h e 17h.

Podem participar as crianças participantes do SCFV, com idade entre 06 e 12 anos; Adolescentes participantes do SCFV, com idade entre 13 e 17 anos; Crianças participantes do Programa Siminina, com idade entre 06 e 12 anos e Adolescentes participantes do Programa Siminina, com idade entre 13 e 15 anos. Os trabalhos inscritos no concurso devem abordar obrigatoriamente a temática Trabalho Infantil, conforme categoria de faixa etária respectiva ao grupo, sob pena de eliminação do concurso.

Cada participante poderá concorrer com apenas 01 (um) desenho. O desenho deverá ser feito em uma única folha de papel OPALINE BRANCO A4 120g/m². Para participar da competição, o desenho deve ser elaborado com técnica livre e manual, não podendo ser impresso. O desenho deverá ser inédito e individualmente produzido pelo (a) participante, sem o auxílio de terceiros. Fica proibido apresentar desenho com conteúdo discriminatório ou preconceituoso e/ou de estereótipo, cabendo à comissão organizadora definir trabalhos inapropriados para a competição.

A produção do desenho deve ser acompanhada pela equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Programa Siminina das unidades de Cuiabá. O desenho não poderá ser emoldurado, dobrado ou enrolado, de forma a não danificar a obra. Os desenhos serão avaliados por uma comissão julgadora.

Clique no anexo para visualizar o edital na íntegra:

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora