Connect with us

Diamantino

1ª Balada Fitness reúne mais 100 participantes durante noite de exercícios, dança e música

Publicado

em

A 1ª Balada Fitness de Diamantino reuniu, na noite desta sexta-feira (05.05) no Mini Centro Olímpico, mais de 100 participantes para a prática de atividades físicas por meio da dança e da ginástica. A ação é promovida pela Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania e contou com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Esportes e Lazer.

Adultos, jovens e crianças aderiram às atividades físicas e participaram das danças que misturaram o melhor da zumba, forró e ginástica aeróbica. A orientação ficou por conta dos instrutores Gilson Arruda, Camila Morales e Winicius Oliveira.

Titular da pasta de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Gilson da Silva frisou a importância do trabalho desenvolvido pela secretaria com objetivo de contribuir com a saúde e bem-estar dos usuários dos serviços.

“Realizamos durante o ano diversas intervenções e atividades com a comunidade, buscando sempre interação, práticas saudáveis e boas orientações aos nossos assistidos. Promovemos essa atividade para a comunidade com o objetivo de incentivar exercícios físicos que ajudam no processo de cuidado do corpo e da mente”, reforçou o secretário

Instrutor e coordenador da atividade, Winicius Oliveira destacou o sentimento de gratidão e alegria em ver a participação de alunos diamantinenses de diversas idades na 1ª Balada Fitness.

“Quando os alunos entram no salão quero que eles esqueçam os problemas e foquem em cuidar de si mesmos. Ver o número de pessoas presentes na atividade trouxe felicidade para toda equipe. O importante durante as aulas é se movimentar e se expressar com o corpo. Estou feliz em fazer parte do projeto”, compartilhou o professor.

A diamantinense Regina Oliveira, de 46 anos, é moradora do Bairro da Ponte e comentou que deixou a vergonha de lado e focou no benefício da dança para sua saúde.

“Não tinha o hábito de dançar. Então, no começo das atividades, fiquei meio tímida, mas após um tempo participando me habituei com o ritmo das aulas e não parei mais. Hoje me sinto confortável, animada e bem disposta para as aulas. Fiz várias amizades e fico triste quando não consigo participar”, falou a integrante da turma.

Aos 33 anos, Thais da Silva, moradora do bairro Buriti, compartilhou a diferença de disposição e energia no dia a dia após o início da participação nas atividades.

“Sempre gostei de dançar, por isso comecei a participar das aulas. Foi o incentivo que eu precisava para perder alguns quilos. Estar aqui hoje com todo mundo reunido é muito bacana. estou aproveitando bastante”, ressaltou a participante.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Diamantino

Saúde de Diamantino é uma das três do Brasil contempladas pelo PIE

Publicado

em

Por

Uma equipe do Hospital Sírio Libanês deu início, na manhã desta segunda-feira (18-11), a implementação do projeto de Apoio à Institucionalização de Políticas Informadas por Evidências – PIE no SUS em Diamantino. A Secretaria de Saúde do município foi uma das três do Brasil contempladas pelo projeto entre 80 municípios inscritos, sendo a única de Mato Grosso.

O titular da pasta, Itamar Bonfim, conta que a reunião dá início a este projeto inédito e de suma importância para Diamantino. “O município seguirá, até 2026, trabalhando ações e projetos baseados e informados por evidência”, disse o secretário, informando ainda que serão indicados 10 profissionais do SUS para receberem capacitação pelo Sírio Libanês.

“O projeto vem para somar, haja visto que a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino trabalha muito com planejamento e esta parceria será um sucesso, sem sombra de dúvida”, completou o gestor.

Fernanda Carrer, especialista de campo do Sírio Libanês no projeto ESPIA e professora da USP, explicou que se trata de um projeto que realizando juntamente com o Ministério da Saúde e que quer promover o uso das melhores evidências disponíveis para formulação de políticas públicas.

“A partir de agora viremos sempre aqui com a equipe do hospital para ajudar a cidade a melhorar ainda mais as políticas públicas de saúde”, pontuou a especialista, ressaltando que o uso de pesquisa, evidências, da ciência, podem ser um grande diferencial na oferta de melhores serviços, de políticas públicas para os cidadãos.

Durante a reunião, Fernanda Carrer enalteceu o alinhamento entre as equipes de transição do atual e do próximo governo municipal. “Isso mostra que estão no caminho certo para dar continuidade às boas práticas e incrementar novas políticas para a cidade.

*Sobre o projeto*

No Brasil, as PIE têm evoluído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) sob a liderança do Ministério da Saúde, especialmente pela expansão e consolidação da Rede de Políticas Informadas por Evidências (EVIPNet Brasil), institucionalizada em 2010, com o objetivo de apoiar a implementação de mecanismos e ferramentas de Tradução do Conhecimento (TC) para políticas de saúde no Brasil.

EVIPNet Brasil integra-se à EVIPNet Global, liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que coordena globalmente a articulação entre os componentes regionais e nacionais da rede.

As Políticas Informadas por Evidências dizem respeito ao uso sistemático, transparente e equitativo das evidências para informar a tomada de decisão e a deliberação pública sobre temas e problemas prioritários de saúde pública, visando a melhores resultados em saúde para a população.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora