Connect with us

Cuiabá

18 de Maio: Mobilização de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é aplaudida por motoristas

Publicado

em

Motoristas que passaram pelo cruzamento das Avenidas Mato Grosso com a Historiador Rubens de Mendonça receberam panfletos informativos com dicas para a proteção de crianças e adolescentes na manhã desta quinta-feira (18). A ação de mobilização popular retrata o ‘Dia D’ da ‘Campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ e é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e parceiros.

O principal objetivo é despertar na sociedade como um todo a importância do desenvolvimento de um processo de socialização e educação com direitos e respeito voltados para esse público.

A iniciativa foi muito aplaudida pelos motoristas, que não apenas receberam os panfletos, mas fizeram questão de ler sobre o que se tratava o material. Acompanhado da esposa, o jovem Jeferson Messias disse que iniciativas como essa devem ser seguidas por todos.

“A partir do momento em que temos conhecimento da gravidade da situação, em que os casos de violência e abuso sexual de crianças e adolescentes vêm aumentando, começamos a perceber alguns sinais que precisam ser denunciados antes que o pior aconteça”, disse ele.

O motociclista Paulo Dias também parabenizou a Prefeitura por essa ação de sensibilização e conscientização das pessoas. “Sou pai de um menino de 6 anos. Não consigo nem imaginar se algo acontecesse com meu filho. Pior ainda, é saber que a maior parte desses casos de violência é cometida por familiares. Isso é um absurdo. Devemos todos nos unir em prol dessa causa tão importante. Precisamos dar um basta e denunciar os agressores”, declarou.

“Este é um dia em que as ações da Assistência Social estão voltadas para o Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes. Esquecer é permitir. Lembrar é combater!”, ressaltou a coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Cuiabá, Rute Merle dos Santos Costa.

Além dessa ação, os servidores da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde realizaram panfletagem na Praça Alencastro.

Para o período da tarde, a partir das 15h30, ocorrerá uma ação no Shopping Popular. Às 16h, a mobilização acontecerá na estação Bispo e em frente ao Shopping Pantanal. Na Escola Estadual Hélio Palma, haverá uma grande concentração a partir das 16h30. Os trabalhos serão coordenados pela Rede Protege, Articulação Intersetorial da Infância e Adolescência de Cuiabá.

Dando seguimento à programação, será realizada uma ação de mobilização social no Shopping Estação. A atividade será das 16h às 20h. Além da entrega de materiais em diferentes pontos do Shopping, o grupo de Ballet do Programa Siminina irá se apresentar. “Para alcançar esse objetivo da conscientização, é necessário que a sociedade em geral ‘Faça Bonito’ na proteção de nossas crianças e adolescentes. Você pode agir!”, finalizou a secretária municipal de “Para alcançar o objetivo de conscientização, é necessário que a sociedade em geral faça bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes. Você pode agir!”, finalizou Hellen Ferreira, secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Com o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha, que ocorre nacionalmente, tem como símbolo uma flor que representa a fragilidade da primeira infância. O desenho também tem o objetivo de promover maior proximidade e identificação com a sociedade em relação à causa.

Como denunciar:

Ministério Público – Disque 127;

Conselho Tutelar;

Delegacias;

Denúncias locais ou o Disque 100;

Polícia Militar – Disque 190;

Polícia Rodoviária Federal;

Polícia Federal

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Inauguração da sala de cinema no MISC marca as celebrações da 7ª edição do Festival Kwanza

Publicado

em

Por

Na noite de quarta-feira (20), o Museu da Imagem e do Som de Cuiabá – MISC celebrou a inauguração da sua nova sala de cinema, o Cinemisc. O evento, parte da programação do 7º Festival Kwanza, marcou um momento histórico para a cultura cuiabana, especialmente para o audiovisual regional. A cerimônia também celebrou o Dia da Consciência Negra, com exibições que destacaram a relevância do cinema negro e mato-grossense.

A inauguração contou com a exibição de dois filmes: “Pandorga”, uma produção que simboliza um marco das políticas públicas no incentivo ao audiovisual, e “A Velhice Ilumina o Vento”, o filme mais premiado da história de Mato Grosso, reconhecido em eventos como o Festival Zózimo Bulbul, o maior festival de cinema negro da América Latina.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, Justino Astrevo, destacou a importância da nova sala:”Essa é a realização de uma antiga reivindicação do movimento audiovisual local. Nos últimos anos, a produção audiovisual cuiabana cresceu muito, mas faltava um espaço adequado para exibir essas obras. O Cinemisc é um marco, não só para os produtores locais, mas para a população em geral, que agora tem acesso gratuito a filmes da nossa terra”, comemorou.

A sala, que possui capacidade oficial para 50 pessoas e pode ser ampliada com cadeiras extras, foi projetada para oferecer uma experiência de cinema acessível e de alta qualidade técnica. De acordo com Cristóvão Luís Gonçalves da Silva, coordenador do MISC, o espaço é um sonho realizado para cineastas e produtores independentes. “Democratizar o acesso ao audiovisual era uma necessidade urgente. Agora, com essa sala, simplificamos o processo de exibição. É um lugar de encontro para artistas e público, com infraestrutura completa e sem custos para os realizadores”, afirmou Cristóvão.

A programação do Festival Kwanza segue nos dias 21 e 22 de novembro, com a exibição de outros filmes selecionados por Maurício Pinto, curador da mostra. Ele explicou a importância de trazer a temática negra para o centro do debate cultural. “O cinema negro é uma ferramenta poderosa para dar visibilidade às histórias e vivências da população negra. Esta sala, com exibições gratuitas e acessíveis, é um avanço imenso para a nossa cultura. Queremos resgatar e preservar a história, ao mesmo tempo em que criamos um espaço para novas narrativas.”

Além das exibições regulares às terças-feiras, o Cinemisc também estará disponível para cursos, oficinas e sessões agendadas por escolas e produtores locais.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora