Connect with us

Cuiabá

18 de Maio – Assistência Social realiza programação especial no Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Publicado

em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, realiza durante a semana (15 a 19 de maio) programação especial alusiva ao Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. O evento, que integra o calendário anual de atividades, tem como principal objetivo chamar a atenção da sociedade sobre a importância do envolvimento de todos no combate aos crimes como o abuso e exploração infanto-juvenil.

Tendo como slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, a campanha, que acontece nacionalmente, tem como símbolo uma flor, que simboliza a fragilidade da primeira infância. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade e identificação com a causa.

“O slogan ‘Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’ quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Hellen Ferreira.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência programou diversas ações de sensibilização e conscientização da população, em diferentes pontos da capital, sobre esse grave problema que atinge uma grande parcela da população.

A primeira ação de mobilização, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, aconteceu nesta segunda-feira (15), na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Novo Renascer”, localizada na Estrada Rio dos Couros, Km 54 – Fazenda Velha – Zona Rural. As equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência (Creas) Norte e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedra 90 estiveram na unidade com palestras, rodas de conversa e distribuição de panfletos informativos. As atividades são realizadas sempre a partir das 13h30.

Para terça-feira (16), o cronograma de atividades será na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senhorinha Ana Alves de Oliveira, localizada à Rodovia Emanuel Pinheiro, Km 06, S/N, Bairro Jardim Vitória. As equipes do Creas Norte e Cras Jardim União são os responsáveis pela atividade de conscientização.

Já no dia 17, quarta-feira, o local para realização da ação de mobilização popular será a EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva, no bairro Ribeirão do Lipa. A equipe técnica estará na unidade, a partir das 09h. Para o período vespertino, a partir das 13h30, será a vez dos moradores do bairro Jardim Presidente II. O evento acontecerá na Estadual Zélia da Costa Almeida.

Na data em que se celebra o Dia de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), as atividades começam com panfletagem na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. Motoristas e pedestres serão sensibilizados e informados sobre o tema. Também no período da manhã, a partir das 09h, as equipes da Coordenadoria de Proteção Especial e do CRAS Getúlio Vargas irão promover a atividade. Moradores do Parque Atalaia serão contemplados com palestras e rodas de conversa na EMEB Floriano Bocheneki.

Dando seguimento à programação, no mesmo dia será realizada uma ação de mobilização social no Shopping Estação. A atividade será das 16 às 20h. “Para alcançar esse objetivo da coscientização, é necessário que a sociedade em geral ‘Faça Bonito’ na proteção de nossas crianças e adolescentes”, finalizou a secretária.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cuiabá

Após obra da intervenção do Estado na saúde, parte do teto da USF Campo Velho desaba e água ‘escorre’ do forro da unidade do Jardim Imperial

Publicado

em

Por

Na tarde desta sexta-feira (08), o teto da sala de odontologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Campo Velho desabou devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. A UBS havia sido reformada no ano passado durante a intervenção do governo estadual na saúde municipal. O incidente ocorreu durante o horário de funcionamento da unidade, mas, por sorte, não havia pacientes ou funcionários na sala no momento da queda. Segundo relatos dos funcionários, o barulho do desabamento foi extremamente alto, o que causou alarme entre os presentes.

Outro problema estrutural foi observado na UBS Imperial 2, também reformada pela mesma intervenção estadual. Durante as chuvas de hoje, os funcionários notaram um vazamento intenso na sala de odontologia da unidade, onde o gesso do teto já apresenta sinais visíveis de infiltração. “O material, quando exposto à umidade, pode encharcar e aumentar de peso, correndo o risco de ceder, o que representa uma ameaça à segurança dos frequentadores e trabalhadores da unidade”, explicou José Ricardo Santana, secretário adjunto da Atenção Básica.

De acordo com o secretário adjunto, ambas as obras ainda estão no prazo de garantia, e o município irá solicitar que a empresa responsável realize os reparos necessários o mais breve possível.

Cabe lembrar que, durante o período de intervenção, o Conselho Municipal de Saúde realizou vistorias nas reformas e identificou uma série de irregularidades que deveriam ter sido corrigidas antes da entrega das unidades. Contudo, os problemas persistem e geram preocupação entre funcionários e a população atendida, que esperava que as reformas trouxessem melhorias e segurança nas unidades básicas de saúde.

A intervenção estadual na saúde do município durou de março a dezembro de 2023. Após retomar a gestão da saúde, em 2024, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde realizou um diagnóstico situacional onde constava todas as irregularidades encontradas nas obras realizadas pela intervenção, que foram denunciadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora