Connect with us

MATO GROSSO

13 DE MARÇO: Festa dos 69 anos de Barão de Melgaço terá cururu, siriri, lambadão e defesa do legado pantaneiro

Publicado

em

Barão de Melgaço é um municipio que luta para manter e preservar o legado pantaneiro em meio ao avanço do Agronegócios em Mato Grosso, Estado brasileiro que é um dos mais notáveis fenômenos econômicos mundiais da modernidade. Barão, que fica a 110 quilômetros da capital, Cuiabá, vai completar 69 anos de emancipação no próximo dia 13 de março deste ano de 2023 e, por isso, nos dias 11,12 e 13, uma grande festa vai marcar a data, com apresentações culturais, música e um grande almoço de confraternização da comunidade aberto aos visiantes de outras regiões.

Barão é administrado, atualmente, pela prefeita Margareth Gonçalves (PSD), primeira mulher a comandar os destinos da Prefeitura e, segundo ela, vai promover uma alegre comemoração com objetivo de envolver cada vez mais todas as familias da região em torno dos ideais pantaneiros. Quem for a Barão, durante este evento, vai constatar que neste municipio, que tem na pesca, na agricultura familiar, na pecuária e no turismo de contemplação suas principais atividades econômicas, o Pantanal de Mato Grosso e o Rio Cuiabá se revelam em toda a sua pujança.

 

Com várias atrações regionais, e contando com apoio imprescindível do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a festa da cidade pantaneira se estenderá por três dias, durante os quais todos os melgacianos estarão esperando a visita de convidados de outras regiões do Estado e do Brasil para oferecer-lhes uma calorosa recepção pantaneira.

A organização dos festejos está a cargo da produtora Silvana Córdova e de sua equipe do Movimento Vambora, responsáveis, recentemente, pela alegre movimentação que marcou o Carnaval  2023, em Barão. 

INFORMAÇÃO HISTÓRICA – A denominação Barão de Melgaço deve-se ao título honorífico dado ao almirante Augusto João Manoel Leverger – o Barão de Melgaço (1802 – 1880), por seus atos heróicos e suas qualidades como homem, militar e Presidente da Província de Mato Grosso, tendo também se destacado como escritor, historiador e geográfo. Barão de Melgaço foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 690, de 12-12-1953, desmembrado do município de Santo Antônio de Leverger, com sede no antigo distrito de Chacoré. É constituído atualmente por dois distritos: Barão de Melgaço e Joselândia, ambos desmembrados do município de Santo Antônio de Leverger. Foi instalado oficialmente em 13-3-1954. A Academia Mato-grossense de Letras (AML), a mais antiga instituição literária de Mato Grosso, em atividade desde a sua fundação em 1921, está sediada em Cuiabá, na Casa Barão de Melgaço, casa que pertenceu ao Barão de Melgaço, onde funciona também o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

 

Confira a programação:

Aniversário Barão

11/3 – Sábado

20h – Abertura: Dança dos lenços, embalada pela Banda Renovação (1h)
21h – Banda Barão (1h)
22h – Banda Mundaréu (1h)
23h – Novo Som (2h) até as 3h

12/3 – Domingo

18:30 – Abertura Show Gospel
20h – Banda Renovação (1h)
21h – Cantor e compositor Pescuma (1h)
22h – Dupla Anselmo e Rafael (1h)
23h – Banda Barão(2h)

13/3 – Segunda-feira – DIA DO ANIVERSÁRIO

5h – Alvorada com a Banda da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
7h – Abertura em frente a Prefeitura com Hino Nacional acompanhado pela Banda da Polícia
7:30 – Fala da prefeita Margareth Gonçalves e autoridades delegadas
8h – Missa comunitária
8:30 – Café da Manhã para os munícipes
9:30 – Apresentação do Siriri de Joselandia
12h – Almoço com boi no rolete, animado com música da Banda Renovação Banda Show

Para maiores informações, fale com a Prefeitura de Barão de Melgaço – (65) 3331-1191

gabinete@baraodemelgaco.mt.gov.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Jornalista e fotojornalista Rogério Florentino – 65 – 99307 – 0732.

Fonte: Barão de Melgaço

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MATO GROSSO

Pagamento de 1/3 de férias de contratados: Governo de MT encontra solução para impasse que durava 40 anos

Publicado

em

Por

O governador Mauro Mendes assinou, nesta quarta-feira (18.09), o Decreto nº 656, que regulariza o pagamento de 1/3 de férias para servidores contratados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Com um investimento de R$ 26 milhões, o Estado põe fim a uma reivindicação que já durava cerca de 40 anos.

Mauro Mendes disse que era um direito conquistado, mas que, infelizmente, foi negligenciado por gestões anteriores gerando inúmeras demandas judiciais, além de uma dívida enorme. O governador destacou que para dar maior celeridade aos processos judiciais em andamento que tratam do pagamento de 1/3 de férias retroativas dos professores temporários da educação básica, assinou o decreto em cooperação com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

“Estamos reconhecendo esse direito e aplicando o que é correto. Além de regularizar o pagamento correspondente a 1/3 das férias dos professores temporários, o Governo também implementará uma extensão do decreto para servidores temporários contratados em outras áreas da Seduc. Todos os professores no regime temporário vão ter esse direito reconhecido e pago nas próximas oportunidades”, explicou.

Na avaliação da presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino, todas as partes estão de parabéns porque não vão mais precisar litigar para receber esse direito. “É muito bom ter um governador que tem essa sensibilidade. Precisamos reconhecer o esforço dos nossos gestores. Dos que fazem o que tem que ser feito. Esses registros ficam na nossa memória para sempre, porque são cerca de 25 mil processos que teremos condição de liquidar positivamente. É momento de celebração”, completou.

A solenidade teve representantes de todos os poderes e o deputado estadual Valmir Moretto falou em nome do Legislativo. “A Assembleia não mediu esforços para contribuir com a solução de um tema tão relevante como esse. Nada mais justo do que atender um pedido dos nossos professores. É com esse trabalho que vamos ficar entre as redes mais bem avaliadas no País. Vamos colocar Mato Grosso no cenário que o Estado realmente merece”, falou o parlamentar.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a sensibilidade ao resolver o problema que se arrastava há décadas. “É uma gestão de eficiência que está fazendo uma transformação na educação e garantindo a valorização profissional necessária para que tenhamos ainda mais qualidade no ensino e na aprendizagem. Esse decreto assinado hoje impactou, certamente, na vida dos servidores da educação”.

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) contribuiu com o processo de resolução do pagamento aos servidores da Educação, tanto na elaboração do Decreto e do Termo de Cooperação, do sistema que irá gerir os pedidos de quitação de valores, entre outras soluções, como explica o chefe da pasta, Basílio Bezerra.

“Após detectarmos e analisarmos a dimensão da situação e o nível de importância de propor uma solução, trabalhamos em conjunto com os demais órgãos na construção de soluções, para garantir aos servidores o que lhes é de direito. A Superintendência de Tecnologia da Informação da Seplag está finalizando um sistema para que o servidor faça o processo de solicitação do pagamento. Esse sistema estará disponível dentro do Portal do Servidor, garantindo transparência e celeridade ao processo”, ressalta o secretário Basílio.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Servidores Públicos da Educação (AMPE), professor Fábio Bernardo da Silva, destacou a atuação no estado em resolver uma demanda que se arrastaa por décadas. “Esse é um marco histórico não só para os profissionais, mas para toda a população que recebe os serviços da Educação”, diz.

Também participaram da solenidade o vice-governador Otaviano Pivetta; o Procurador-geral do Estado, Francisco Lopes; o Corregedor-Geral do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva; a desembargadora do Núcleo de Cooperação Judiciária do TJMT, Antônia Siqueira Gonçalves; entre outros.

Fonte: Governo MT – MT

Continue Lendo
WhatsApp Image 2024-03-04 at 16.36.06
queiroz

Publicidade

Câmara de Vereadores de Porto Esperidião elege Mesa Diretora